quinta-feira, julho 27

Dois

Suponhamos que falo de dois. Sim! O Dois, o número, o binómio, o par, o duo, dois é igual a um mais um, a acção e a reacção, a causa e o efeito.
O universo inteiro move-se em torno das variáveis binomiais. O ser humano também. Duas almas, dois seres que se amam debaixo do amparo da luz da lua, procurando um no outro o que necessitam para estarem completos.
Necessitamos de ser algo mais que nós próprios e rendermo-nos ante a evidência de que um ser sem o outro não é nada. É bonito pensar que podes encontrar numa pessoa tantas coisas iguais e por vezes tantas que te faltam, que cobrem os teus defeitos e encobrem as tuas virtudes. Vivemos sonhando, desejando, que existe uma pessoa para cada um, que existe uma alma tão parecida e por vezes tão distinta que parece uma parte mais de ti, uma extensão que transcende o material e faz que duas pessoas se liguem mais além do que o aspecto físico.
“ Foi um processo longo e difícil, como sempre o são as aproximações entre duas pessoas habituadas a estarem sozinhas.
Primeiro parece fácil, é o coração que arrasta a cabeça, a vontade de ser feliz que cala as duvidas e os medos. Mas depois é a cabeça que trava o coração, as pequenas coisas que parecem derrotar as grandes, um sufoco inexplicável que parece instalar-se onde dantes estava a intimidade.
É preciso saber passar tudo isso e conseguir chegar mais além, onde a cumplicidade de tudo, o mais difícil de atingir – os torna verdadeiramente amantes.
Mas eles conseguiram-no, por vezes pisando os destroços do que parecia definitivamente perdido, mas seguindo em frente, quase com o desespero dos náufragos. Estão juntos há oito anos, para a vida, dizem eles, e eu acredito. Há oito anos que ela descansa o seu cansaço no ombro dele, que ele alisa o seu pescoço comprido, lhe apaga as olheiras e adormece com uns olhos azuis e ternos vigiando o seu sono”
Miguel Sousa Tavares – “A passagem” in “não te deixarei morrer, David Crockett

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tenho este livro, com excertos anotados e transcritos e dedicados em inúmeras vezes. Vale a pena!

xxx

A alma é um sistema complexo de divisões, ansiedade, procura e de reencontros se se não os negar...

Beijos.

04:26  
Blogger Sea said...

Tenho esse livro, já fiz um post também lá no Place, com um excerto do dito.
Bom, eu GOSTO IMENSO do MST. IMENSO MESMO.
Olha... quanto a relações e tal e pessoas, não vou falar porque não estou para aí virada.
Mas, também, eu sou crazy, por isso, mais logo talvez :D

11:00  
Blogger sofya said...

andei a «namorar« esse livro durante tempos.. mas ficámos apenas nas piscadelas de olho e ele nunca sai da sua graciosa prateleira da Fnac e acabei por embarcar na compra de outro livro q agora já não me recordo.. mas esta passagem q mencionas faz-me lamentar não o ter «agarrado»..
será um delirio meu ou aquela nuvem tem a forma de um coração..? ;)
deve ser impressão minha.. mas acho que não.. ***
beijinhos

17:54  
Blogger Taliesin said...

Su: A alma...o modo “enigmático” pelo qual o homem consegue projectar-se para além de si mesmo

Sea: és "crazy"...ainda não me tinha apercebido....lol

Sofya: andaste a "namorar" o livro e não quiseste nada com ele...isso não se faz..
talvez..um coração em forma de vapor de agua...de um momento para o outro...Puff!...it´s gone...

Funnybunny: concordo..de facto não é fácil...desejar o dois ou até mesmo manter a "chama” mesmo por de cima desse numero…


Relativamente a este livro, estamos todos de acordo...um grande livro, que reúne pequenas historias que segundo MST são uma espécie de pureza inicial, um excesso de sentimentos e de sensibilidade, a ingenuidade e a fé, a hipótese fantástica da felicidade para sempre…
Quem não teve a oportunidade de o ler…aproveite estas férias….;)


Beijos…e flores……sim sou eu que ofereço…

01:54  
Anonymous Anónimo said...

Estava a"rever" aqui o teu blog...hoje ainda devo colocar na Teia algo que remete para este livro também...

: )

Não houve "invasão"! Gostei de te ler. Boas férias. A Teia também entra em "evasão" para a semana e só paa Setembro é que reabre!
Beijos.

14:15  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

08:44  

Enviar um comentário

<< Home