terça-feira, julho 25

Bauhaus

Os Bauhaus foram fundados em 1978 em Northampton, Inglaterra. A banda retirou o seu nome de um movimento de arte alemão que têm por designação Bauhaus. Compostos pelo guitarrista Daniel Ash, o baixista e o David J, baterista Kevin Haskins que actuaram como trio até formarem quarteto com o vocalista Peter Murphy. A voz de Peter Murphy é uma presença forte e contribuiu para o culto da banda.
Apoiados no descontentamento social pós-punk, reuniram características deste movimento musical criando uma nova sonoridade, mais consentânea com o período nuclear (guerra fria e cortina de ferro) e de crise económica que apelava à ausência de cores tal era a desconfiança no futuro! A despreocupação estética do punk deu lugar a uma nova valorização de estilos e conceitos neo-românticos e depressivos como fuga à ausência de reais conquistas sociais. Considerados amplamente com os fundadores do rock-gótico, criaram um estilo minimalista, experimental, apoiado em guitarra reverberada e acordes frios e distantes de teclado, alem de atmosferas orquestrais, bem como sons puramente alucinados.
Provavelmente se os Bauhaus não tivessem existido, muitas bandas como os Nine Inch Nails, Jane´s Adiction, Franz Fernidand, Interpol…não teriam a sonoridade que os caracteriza…estas foram as palavras de Trent Treznor, líder dos Nine Inch Nails.
A banda está invariavelmente ligada ao rock Pós-punk e à cultura Gótica, mas as referências musicais e estéticas do grupo sempre foram muito abrangentes e portanto difíceis de enquadrar em apenas uma categoria ou género. Embora a própria banda sempre recusasse o rótulo de “banda gótica”, mas como diz o ditado popular “quem anda à chuva molha-se”, e este foi um dos casos em que podemos aplicar aos Bauhaus, a quando da sua participação nos minutos iniciais num filme “The Hunger” em que interpretam a musica “Bela Lugosi´s Dead” onde tema principal é o vampirismo. Em que o próprio Peter Murphy surge enquadrado numa cena de puro "sacrifício humano".

Em Julho de 1983 a banda terminou, tendo os seus elementos continuado carreira musical com diversos projectos. Onde se destaca Peter Murphy, que editou até ao preciso momento oito álbuns de originais (86-04), onde podemos destacar o álbum “Deep” de 90, onde está inserida uma das músicas mais belas de todos os tempos “Cuts You Up”.Em 1998 porém, a banda reuniu-se para uma tournée correctamente chamada de "Ressurection Tour" permitindo a muitos fãs um breve mas memorável reenconto. Em 2006 banda iniciou outra digressão onde actuou nos Estados Unidos e durante o mês de Agosto continuará a tocar na Europa, onde no dia 17 de Agosto estão confirmados no Festival Paredes de Coura. Com a recente edição do DVD “Shadow of Light”, é fácil relembrar o porquê da importância de aproveitar mais uma oportunidade de ouro para ver ao vivo Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins!

Eu vou…


9 Comments:

Blogger Sea said...

Vi-os este ano, quando deram o concerto no Porto e de facto, é melhor guardar a memória dos antigos Bauhaus.
Mas, claro, percebo a excitação.

00:14  
Blogger sofya said...

eu infelizmente não vou.. ai meu Peter Murphy..
diverte-te por mim tb e dps posta aqui o q acháste dessa experiencia ;)
bjinhos

00:46  
Blogger Taliesin said...

Sea: Ya!...lembro-me que os Bauhaus tocaram no Coliseu do Porto em Fevereiro e as criticas ao concerto não foram muito boas...
mas desta vez com o ritmo de "estrada" que têm, pode ser que estejam em boa forma...queria ir a Paredes de Coura tb para ver os White Rose Movement , Morrisey e os Yeah Yeah Yeahs...vamos ver se dá para tudo...
Kiss

Sofya: Férias..pois tá claro...com certeza que posto aqui qq coisa...bejos

10:46  
Blogger Sea said...

Morrissey vale o esforço. Vale sempre ;)
P.S.: estás proibido de falar em férias!!!!

11:20  
Blogger Taliesin said...

SEA: Férias? Podes ter a certeza de que não falo em férias pq tb não estão no meu horizonte, talvez uns dias…
Além de saberes o que vou ter que fazer em Setembro...não é?
The Smiths, Morrisey…gosto muito e ao vivo nunca tive a oportunidade de o ver…
beijão

Funnybunny: mais vale tarde do que nunca...kiss

02:17  
Blogger Sea said...

Não, não é :D Só sei que nada sei :D
Olhe, para ver as agruras de uma trabalhadora, era para estar de férias esta semana e fui "obrigada" a adiá-las por mais 3 semanas. Nice, não é? (Damn! Já n posso ver estas gajas à frente!!!!)
A kiss it's still a kiss ;)

10:57  
Blogger Taliesin said...

Mais três semanas?!?!?!? Pois agora percebo o que o governo pediu aos Portugueses....esforço e paciência....
Não te preocupes pq de certeza essas "gajas" vão de ferias...e durante algum tempo estás á vontade….
Mas tb tens de ver o lado positivo de ficares mais três semanas...é assim!...qd as tuas "meninas" voltarem das férias...vais tu....e ai és tu que fazes aquele sorriso :D
Kiss…não sei pq fizeste-me rir….Mts Kisss

02:04  
Anonymous Anónimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

09:51  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

14:57  

Enviar um comentário

<< Home