terça-feira, agosto 29

O que é a Poesia?

Definir "Poesia" é uma tarefa que pode ser tentada de incontáveis formas e perspectivas.
Para todos que já tiveram a experiência viva de ler e escrever poesia, não é difícil compreender muitas das definições existentes (por mais diferentes que elas sejam em seus fundamentos) e (apesar de todas essas diferenças) "encaixar" as múltiplas visões e torná-las até complementares entre si.
Existem é claro alguns genuínos conflitos sobre a natureza e o propósito da Poesia, mas esses, em minha opinião, podem ser atribuídos mais a correntes, escolas, épocas e modismos, que a diferenças entre as diversas perspectivas pelas quais se pode tentar uma compreensão abrangente do tema.
Por outro lado, para quem nunca teve a vivência prática da poesia, muitas das definições podem parecer assunto quase místico; e a idéia de "Poesia", algo tão impalpável que deveria ser objeto da Metafísica e não de qualquer ciência da linguagem, da arte ou da comunicação.
André Masini
Definir a Poesia? Humm!?!?...Não se consegue...é como tentar explicar uma cor a um cego que nunca teve a visão na sua vida. Sobre a poesia genericamente não sabemos mais do que divagar ou expressar as nossas muito limitadas preferências quando nos referimos apenas ao muito significado que nos é dado a aprender. “A poesia está onde está”, mas é uma filha humilde ou angelical das mudanças da vida e das categorias que vamos estabelecendo, embora completamente no vértice dos tempos.
A Poesia é dar voz à alma, explicar em simples palavras o inexplicável, colocar um sorriso na tristeza e um som no esquecimento. A poesia é a forma de falar em silencio e amar em apenas uma melodia. É o eco interno dos sentimentos, capturados em símbolos concretos a que chamamos palavras! Palavras colmadas de emoções, para a alma!
Dizem que os poetas são loucos, sem vida,
Dizem que são apenas palavras e paixão,
Mas o que sabe essa gente?
Se capturarmos a vida,
Em letras de lamentos,
Em letras de dor.

Dizem que os poetas emanam poesia,
Mas a poesia não nasceria,
Se não existisse o desejo…a dor.
A poesia é o caminho,
Em que se comunica,
Em versos a palavras,
Em versos o amor.

Dizem que são apenas letras,
Compostas sem sentido,
Mas somos sonhadores…
Diante o frio sol,
Despertamos de noite,
Dormimos de dia,
Quando entre tinta e letra,
Começamos a voar,
Sem nenhuma inibição.

Dizem que os poetas,
São algo cretinos,
Que não vemos a vida,
Com a sua dor actual,
Que somos irrealistas,
Que somos teimosos…
Mas não existe melhor palavra,
Para descrever um poeta,
Que aquelas letras,
Que unem o mundo,
Sem nenhuma condição,
O Amor…

3 Comments:

Blogger sofya said...

"...não existe melhor palavra para descrever um poeta que aquelas letras que unem o mundo sem nenhuma condição,O Amor…" conseguiste resumir todo um texto no mais importante.. num sentir, sempre subjectivo mas que será sempre universal.
passei por aqui pra te dizer olá! :)

17:08  
Blogger Taliesin said...

Sofya: Bem vinda dessas "enormes" férias...é só para quem pode ;)*

arya: Então a "menina" que gosta da Britney Spears....lol...só tu..está de volta, espero que seja para ficar...

11:22  
Anonymous Anónimo said...

Concordo piamente com um texto argumentativo aqui exposto.
Poesia é aprender a esquecer a vida consumista e materialista, pelo menos hoje em dia, talvez uma forma de aliviar a tensão...Mas a cima de tudo, uma predisposição para sentir.

14:20  

Enviar um comentário

<< Home