quarta-feira, junho 21

Nobody Knows


Entre os realizadores japoneses, alguns possuem uma capacidade única de pacientemente e lentamente observarem o detalhe mais simples do nosso dia a dia, e desde a acumulação das suas observações, “desenham” cuidadosamente perspectivas e perspicácias emocionalmente ressonantes.
Akira Kurosawa conseguiu fazer tudo isto nos seus filmes mais íntimos. Mas na nova geração de realizadores japoneses, surge Hirokazu Koreeda, que em 2004 assinou um dos mais brilhantes filmes dos últimos tempos “Nobody Knows (Dare mo shiranai)”. Este filme encaixa-se na tradição das películas japonesas, mas existe uma nova imaginação e uma frescura, um sentimento contemporâneo que Koreeda introduziu no seu filme e trouxe ao cinema japonês.
“Nobody Knows” embora sendo uma ficção é baseado num verdadeiro incidente, que foi largamente noticiado no Japão. A mãe de quatro crianças, cada uma de Pai diferente, deixa uma carta de despedida, algum dinheiro e decide desaparecer das suas vidas.
Koreeda tem uma premissa básica e quatro jovens actores, todos amadores, onde as suas idades vão dos 7 aos 12 anos, e traça um gradual inelutável resultado das suas vidas diante das 4 estações do ano.
Os 4 irmãos vivem num pequeno apartamento alugado e os 3 mais jovens nem sequer conhecem o senhorio. Inicialmente, apenas o mais velho Akira, tem permissão para sair do apartamento. Os restantes não têm autorização, nem sequer para irem à varanda e a escola não é possibilidade.
Mas não podemos esquecer que todos eles são bem comportados, escovam os dentes, fazem as lidas da casa e lêem livros. Os dois mais jovens, em particular, têm a energia e a espontaneidade das crianças, com as suas mentes sempre a voar e vivendo a vida sempre com curiosidade. Existindo sempre um senso comum na família viver juntos em plena harmonia, incrivelmente livres e sem conflitos.
Akira, o mais velho, é o líder natural, ele controla o dinheiro, paga as contas, até faz as contas num caderno para ter a noção do dinheiro que resta. Ele faz as compras e cozinha.
Kyoko, tem 10 anos, é tímida, muito sossegada. Ela tem uma enorme vontade de ir à escola. Também toca um piano em forma de brinquedo, desejando que fosse real, apontando para a perda de criatividade, quando uma criança não possui a oportunidade de aprender. Shigeru, tem 7 anos, possui a irreverência de um rapaz, mas sempre com um brilho nos olhos e o seu grande desejo é voar. Yuki, a mais jovem, deseja que as suas velas consigam arder para sempre e quando cumpre o seu aniversário, o grande desejo é sair do apartamento para passear.
Inevitavelmente, conforme o dinheiro se esgota, a vida torna-se mais difícil e as condições deterioram-se.
Acumulando uma série de pequenos incidentes que iluminam a natureza da infância e o impacto emocional da privação “Nobody Knows” é uma fantástica colecção de jovens actores, que capturam o nosso coração sem a queda de nenhuma lágrima ou sentimentalismos sarcásticos. Apenas somos assaltados pela empatia do destino destas crianças que é inerente às situações impostas pela vida e onde durante umas horas nos apaixonamos pelas personagens de uma forma inevitável e com um conhecimento de uma tristeza profunda.

2 Comments:

Blogger Sea said...

Este filme é simplesmente um colosso estonteante. Não sou fã do cinema japonês, mas este "Nobody Knows", deixou-me sem palavras. Quando a tela se apagou, ainda eu estava a olhar para ela, atónita, sem palavras, com uma lagriminha a querer escorrer pela cara.
Para quem não viu, procure-o!

07:32  
Blogger Taliesin said...

Afinal o que escrevo até tem algum fundamento...Um grande, enorme filme, que possivelmente vai passar despercebido a muita gente....

17:19  

Enviar um comentário

<< Home