sexta-feira, abril 28

Lovers of the Arctic Circle

Depois de ter escrito um post sobre o filme “Lúcia y el Sexo”, não posso deixar de registar um outro filme do enorme Júlio Medem “Los Amantes Del Circulo Polar”.
Tentar descrever este filme não é fácil, extremamente filosófico, mas vou começar por uma breve sinopse. A película inicia com um rapaz (Otto) a correr pela floresta atrás de uma bola de futebol. Entretanto uma rapariga (Ana) da mesma idade, corre pela mesma floresta, devido a ter recebido uma notícia a anunciar a morte de seu Pai. Otto começa uma perseguição a Ana, e devido à correria a rapariga tropeça e cai estatelada no chão. De imediato ela reconhece em Otto o seu Pai e por outro lado Otto apaixona-se por Ana. Posteriormente devido a coincidências (aqui está uma palavra que Medem utiliza e muito nos seus filmes) o Pai de Otto e a Mãe de Ana encetam uma relação, onde as crianças ficam “irmã e irmão”. Entretanto vão crescendo atravessando a adolescência até á fase adulta e o Amor entre eles…desculpem, mas não posso contar mais nada…
“Los Amantes del Circulo Polar” é filmado de um método muito original. Em primeiro lugar temos uma cena de um ponto de vista da personagem, depois temos a mesma cena, mas desta vez do ponto de vista da outra personagem.
De facto existe muita coisa para admirar neste filme. O realizador possui uma frescura e um ponto de vista original, virtualmente consegue preencher o ecrã com brilhantes ideias, onde nos transmite uma série de padrões, símbolos e inter relacionamentos.
O conceito de coincidência em Medem chega ao pormenor dos nomes dos amantes, Ana e Otto são palíndromos. Palíndromo possui uma circularidade e círculos – círculo árctico, círculo do destino, são os conceitos de Medem.
Ana:
I´ll wait here as long as needed.
I am waiting for the biggest
coincidence of my life.
I have encountered many
kinds of coincidence.
Coincidence forms the path
of my life.

There had been something known
mixed together with the unknown.
I was on my final destination.
I had a weird feeling,
the first of many.
I felt the present of fate.
That could be Otto
Otto:
I'll wait here as long as it takes.
I wait on the greatest luck in my life.
I have known a lot of different
kinds of luck.
Luck runs through my life like
a continuous thread.
It's good that life passes in circles.
But mine consists of one circle,
and not even a complete one.
The most important is missing.
I've written her name so often
in my mind.
Here, at this moment,
I can't lock anything up.
I'm alone.

Quando nos são “dadas” as cenas dos amantes e o relacionamento com suas famílias, existe uma brilhante paixão e um pouco de duro realismo/surrealismo no ponto de vista do realizador, além de permitir uma história sobre pessoas reais que emergem da sua própria “literatura”.


Não posso deixar de referir uma cena que no meu ponto de vista, seja provavelmente a grande mensagem de Medem. A cena é o sol da meia-noite que ocorre na zona do Árctico, onde o Sol nunca desaparece na linha do horizonte, ou seja é sempre de dia. É esta a mensagem que Júlio Medem quer divulgar...existem coisas que nunca terminam, e o Amor é uma delas…

3 Comments:

Blogger sofya said...

e depois de ler este post só me ocorre dizer: não digas mais nada, eu quero ver ver este filme. :)
e a frase com q o concluiste é excelente: há coisas q nunca acabam mesmo: o Amor.
um beijinho para um cinéfilo «devorador» de filmes.. bons filmes!) ;)

12:07  
Blogger Taliesin said...

Espera ai, deixa-me dizer só mais umas coisas...de facto quer "Lucia y el sexo" e "Los Amantes Del Circulo Polar" são dois fantásticos filmes de Júlio Medem. Curiosamente um realizador que descobri à relativamente pouco tempo e inclusive o filme "Los Amantes..." é do ano de 1998 e “Lúcia” de 2001. Entretanto neste ano Medem irá apresentar-nos um novo filme “Caótica Ana”. Como disse nos posts, Medem coloca nos seus filmes fortes componentes filosóficas sobre o Amor, embora não seja qualquer pessoa que goste deste tipo de filmes, por vezes somos levados por mundos onde poucas pessoas conseguem "entrar"... mas conhecendo os teus gostos cinematográficos, de certeza que vais gostar.
Always Watch Good Moves (adoro esta frase...lol)
;-)****

23:46  
Anonymous Anónimo said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

09:41  

Enviar um comentário

<< Home