segunda-feira, março 13

Relações


Humm!!!… Que lindo dia, cheira a Primavera. Aqui estou eu a olhar para esta imensidão de azul onde não consigo distinguir o mar do céu. Esta calmaria que penetra em mim faz-me pensar sobre a vida, o quanto as relações humanas são complicadas, a meditar sobre o relacionamento ideal. Será mentira se disséssemos que quando estamos com uma companheira, não esperamos receber o mesmo que oferecemos, refiro-me a que quando decidimos iniciar uma relação com alguém, não o fazemos porque sentimos que essa pessoa está a dar o mesmo que sentimos por ela.
Outra coisa distinta é que damos sem medir, independentemente do que estamos a receber, porque eu dou sem qualquer tipo de condições, e mais, se sinto que essa pessoa oferece-me apenas metade do que estou a contribuir, então vou dar o dobro.
Com isto quero dizer que quando estamos com alguém, temos que aceitar essa pessoa tal e qual como é, sem tentar modificá-la, porque se alguém mudar, terá de ser por sua livre iniciativa e vontade e não devido a alguma coisa imposta. Assim temos a liberdade de decidir se queremos ou não estar com essa pessoa tal e qual como é, aceitando os seus defeitos e perdoando seus erros. Neste momento olho para trás no tempo e posso afirmar que quando chegamos a uma certa idade, é praticamente impossível estarmos á espera que a outra pessoa consiga mudar aquele ou o outro defeito de que não gostamos. Numa determinada altura da nossa vida ficamos com as nossas virtudes e defeitos tão marcados dentro de nós que parecemos um “bunker” no qual ninguém consegue entrar e alterar nada.
Creio que uma relação é poder estar com alguém sem mudar a nossa vida, é decidir, compartir duas vidas numa só, completando-nos com essa pessoa e sempre respeitando a parcela pessoal de cada um. Porque se é certo que essa relação se baseia na confiança, mas também é verdade que existe sempre alguém que necessita de um momento para estar só e ter o seu “espaço”, e não é devido á companheira ser desagradável, simplesmente de vez em quando necessitamos.
É um pouco complicado falar de relacionamentos, mas…as relações são sempre delicadas ate conhecermos e juntarmo-nos a essa pessoa;-)
Ao som de Einstürzende Neubauten- Ein leichtes leises Säuseln